Acessibilidade

Usina opera deste 1955     Em operação desde julho de 1955, a Usina de Rochedo, com potência de 4,0 MW, instalada no município de Piracanjuba (86km da capital goiana), vai passar por um processo de modernização. A Celg Geração e Transmissão (Celg GT) acaba de assinar um contrato de modernização da PCH Rochedo, no valor de R$ 3,1 milhões, com a vencedora da concorrência, o Consórcio Minas-Goiás PCH Rochedo, formado pelas empresas Logix´s Eletricidade e Automação SA e Barbosa & Andrade Industria e Comércio Ltda. Este processo de modernização está em acordo com contrato de concessão assinado pela companhia, em 2016, com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

     A Usina de Rochedo será automatizada, com a instalação de tecnologia digital, e poderá ser monitorada e operada de forma remota pelo Centro de Operações da Transmissão (COT) instalado em Goiânia. O prazo de execução da obra é de 12 meses. Alguns dos benefícios conseguidos com a modernização são: a redução dos riscos operacionais, a diminuição de paradas não programadas e de manutenções corretivas, a possibilidade de operar a usina com menor demanda de pessoal, bem como o aumento da vida útil dos equipamentos, possibilitando um arrefecimento dos custos com manutenção e operação que hoje compõem a maior parte do gasto de uma pequena central hidrelétrica.

Equipamentos antigos (como da foto) serão modernizados     “Estamos procurando cada vez mais rentabilizar a Celg GT, tornando-a uma empresa mais forte e competitiva. Tecnicamente sabemos que após muitos anos em operação, como é o caso de Rochedo, os sistemas de uma usina podem apresentar problemas que comprometam a geração de energia, e esta modernização, previamente acordada com a ANEEL, chega para se precaver quanto a isto, dando-nos maior segurança e confiabilidade”, informa o presidente da empresa de economia mista, Lener Jayme. O executivo ainda destaca que todo o investimento tem por objetivo resguardar os interesses do acionista e que vai gerar uma redução de custo de R$ 500 mil reais ao ano.

Avenida C, Quadra A-36, Lote 1, nº 60, Jardim Goiás, CEP 74805-070 – Goiânia - Goiás

© 2017 CELG GT - Todos os direitos reservados