Será inaugurada nesta quinta-feira, dia 18, às 15 horas, em Campo Grande (MS), a primeira obra de transmissão fruto dos lotes que a Celg Geração e Transmissão (Celg GT) arrematou em leilões realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Trata-se da Subestação Campo Grande 2, obra integrante do Sistema Interligado Nacional (SIN), construída pelo consórcio Pantanal Transmissão S/A, formado pela Celg GT, com participação de 49% das ações) e a CEL Engenharia (51%).

Para a solenidade de inauguração, estarão presentes em Campo Grande o governador Marconi Perillo; o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Infraestrutura, Vilmar Rocha; o presidente e o diretor Técnico e Comercial da Celg GT, José Fernando Navarrete Pena e Augusto Francisco da Silva, respectivamente.

A Subestação Campo Grande 2 tem capacidade instalada de 300 mil kVAs, suficiente para atender toda a capital de Mato Grosso do Sul e sua Região Metropolitana. Trata-se de uma subestação de fronteira entre o Sistema Interligado Nacional e a distribuidora local, a Energisa. A obra custou R$ 55 milhões.

A subestação foi energizada em 7 de junho e, a partir daí, Campo Grande passou a contar com uma segunda fonte de energia conectada ao SIN, o que garante mais energia, melhor qualidade e mais segurança no suprimento das necessidades atuais e futuras da capital e Região Metropolitana.

Ela é a primeira subestação em tensão de 230 kV de e será a principal subestação alimentadora das cargas da Energisa. O empreendimento é fruto do planejamento do setor elétrico para garantir pelo menos duas fontes de suprimento às principais capitais brasileiras, objetivando aumentar a segurança no fornecimento de energia e eliminar apagões, mesmo com a perda de uma das duas fontes.

Recentemente, o poder concedente autorizou a ampliação da capacidade da subestação em 50%, com a instalação de mais um transformador de 150 mil kVAs para a operação em março de 2018. As providências para a execução já estão em pleno andamento pela concessionária Pantanal Transmissão S/A.

Avenida C, Quadra A-36, Lote 1, nº 60, Jardim Goiás, CEP 74805-070 – Goiânia - Goiás

© 2017 CELG GT - Todos os direitos reservados