Acessibilidade

 

Com o slogan “Queimada. Diga Não”, a Celg Geração e Transmissão deu início à campanha anual contra queimadas. O objetivo é despertar a consciência da população contra uma prática que ocorre no Estado todos os anos na época da seca. A campanha está sendo desenvolvida junto à população nos municípios onde a CELG GT está promovendo a limpeza da faixa de segurança das linhas de transmissão. Os municípios abrangidos são os seguintes: Aparecida de Goiânia, Cachoeira Dourada, Goiatuba, Hidrolândia, Itumbiara, Morrinhos, Panamá, Piracanjuba, Pontalina e Professor Jamil.

No material que está sendo distribuído, a CELG GT lembra que realizar queimadas perto de instalações de energia elétrica é crime federal. “Quando uma queimada é feita perto de uma linha de transmissão, o calor pode provocar um curto-circuito que desliga a linha. Para que isso aconteça, o fogo não precisa nem alcançar a linha, porque o calor, a poeira e a fumaça já são suficientes para provocar o desligamento”, alerta a CELG GT.

A consequência disso, destaca, é que vai faltar energia elétrica em hospitais, escolas, fábricas, residências e em cidades inteiras. Além disso, lembra, as queimadas também causam emissões de gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana, provocam problemas de saúde, como infecções do sistema respiratório, além da morte de animais e redução da produtividade do solo.

Por fim, a CELG GT ensina como evitar queimadas, processo que começa por descartar o lixo no lugar certo e que não deve ser queimado, passa por não jogar cigarro próximo à vegetação nem fazer fogueira em áreas verdes. Também procura despertar a população a procurar outros métodos para limpeza de terreno e renovação de pastagem. E pede que, ao ser identificado um foco de incêndio próximo a uma linha de transmissão, sejam avisados o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e a própria CELG GT, pelo telefone 3612-3989.

Avenida C, Quadra A-36, Lote 1, nº 60, Jardim Goiás, CEP 74805-070 – Goiânia - Goiás

© 2017 CELG GT - Todos os direitos reservados